Passando a maior parte do tempo por cima da crista do morro, a trilha não apresenta grandes descidas ou subidas, isso também permite ter acesso a várias janelas na mata que permitem avistar as praias dos Ingleses (à direita) e Canasvieiras / Cahoeira (à esquerda). Saindo do Posto Shell na Av. Luiz Boiteux Piazza, seguimos a direita em direção a Cachoeira do Bom Jesus até o acesso à trilha que se dá no topo do morro, próximo ao mirante.

A trilha é bem marcada e, apesar do mato alto em alguns pontos, é possível pedalar na maior parte dos trechos. Já na descida em direção a Praia Brava existem várias seções de atoleiros, mas nada muito complicado. O que vale destacar é a quantidade de mosquitos nas áreas de mata fechada, um bom repelente é recomendado. A chegada ao topo do morro da praia Brava, junto ao mirante, é de tirar o fôlego, tanto pelo visual como pela sensação de se ver livre dos mosquitos, sem dúvida um mergulho nas águas claras e frias da praia é indispensável.

O retorno ao ponto de partida é pela estrada, são mais ou menos 5 km até o Posto Shell. No mais, é pedalar e se divertir. Participaram desta pedalada Rock Waltrick, André Chagas, humberto Hubert Júnior, Marlon Borges, Nicolas Peixoto e Eduardo Krecke.